sábado, 2 de janeiro de 2016

O inverno em Paris

Salut! Hello! Olá! Ça va?

Bonne Année à tous! Como passaram o Réveillon?


                                          LP/OLIVIER ARANDEL

Hoje irei falar sobre o famoso e temido por uns, inverno europeu, em especial, o parisiense! Allons-y!

Como eu estava em Paris no inverno de 2013-14 e no começo do de 2014-15, irei basear meu post neles. Em nenhum deles, infelizmente, pude ver a cidade coberta por neve, como aconteceu no inverno de 2013-14 ( foto abaixo ), mas o frio se fez presente, bien sûr!
Já saí do Brasil sabendo que o frio estava intenso na cidade, mas não esperava estar tão frio, confesso! Pousamos no aeroporto d'Orly com a temperatura na casa dos -3º C! Tenso! Durante toda minha estada, a temperatura não foi além dos 5º C. Não sabia o que era pior, se enfrentar o vento cortante ao andar pelas ruas até chegar ao meu destino ou encarar o vento ( agora sei que pior ), dos corredores infinitos do metro parisiense! Da última vez cheguei a usar por alguns dias, 5 camadas de roupas para me proteger. Por falar em camadas, essa é a dica mais útil que eu posso dar a vocês, marinheiros de primeira viagem no inverno parisiense ( e europeu ), camadas; muitas camadas de roupa! Tudo é lindo e maravilhoso até o 3º ou 4º dia, quando você começa a perder a paciência de ter que se livrar das camadas ao entrar em um museu ou restaurante ( no inverno eles capricham no chauffage, aquecimento, em francês ) e logo em seguida, ao sair, ter que recoloca-las. Um teste de paciência sem igual.
Uma ótima dica que aprendi com alguns amigos parisienses é andar rápido para se aquecer. Não à toa que eles são conhecidos mundo à fora como ''apressadinhos''. Você dificilmente verá um parisiense flanando como alguns turistas ficam, no inverno. Assim sendo, você será facilmente confundido com um.
Nunca se esqueça de usar cachecol, luvas, de preferência aquelas que permitem que você use o celular sem problemas, meia de lã ou cashmere + palmilha de pele de carneiro + camisa térmica e calças ( ceroulas ) também térmicas; aconselho levar 2 pares. E, claro, um bom casaco, que você poderá encontrar de melhor qualidade e mais apropriado, em Paris e pullovers, sweaters ... e também não se esqueça do calçado, dê preferência a botas com anti derrapante ( as ruas ficam incrivelmente escorregadias ) e que, em minha opinião, devem ser compradas em Paris, seguindo a mesma linha dos casacos; as mais apropriadas estão no lugar onde devem ser usadas; dessa forma, então, você estará preparado para curtir Paris no inverno!
O inverno começa oficialmente dia 21 de Dezembro e segue até o dia 21 de Março, mas o frio chega em meados de Novembro. O desse ano, 2015-16, está atípico, com temperatura amena, que chegou a 17º C na semana passada. Mas isso tanto pode ser um aviso para os próximos três meses que teremos um inverno mais quente ou super frio, já que Fevereiro é um dos meses mais frios em Paris. Ainda assim, para o brasileiro, isso é muito frio!

Aproveite para tomar um bom 'vin chaud' ( vinho quente, ou quentão, como é conhecido na maior parte do Brasil ) ou um chocolate quente na Angelina, a mais tradicional casa de chás de Paris - 226, rue de Rivoli 75001. Nessa época as ruas da cidade não estão abarrotadas de turistas como no verão ou na primavera; uma maravilha para flanar e apreciar uma Paris mais calma, cinza ... sim, o cinza tem sua beleza! Já perceberam que o inverno é minha estação favorita, não é? Rsrsrs

                                                         Montmartre;
                                          Ausência de folhas nas árvores

                                               O Jardin des Plantes.

À tout à l'heure!

Um comentário:

  1. Meu Deus, que lugar maravilhoso!! Acho que eu precisaria de umas 10 camadas de roupas hahaha. Mas na verdade, verdade eu tô apaixonada é nesse Jardim. Que lindo!!!

    ResponderExcluir