terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

A imigração na UE ( França e Portugal )

Salut! Hello! Olá! Ça va?

Quando a ideia de visitar o Velho Continente surge na cabeça de muitos, uma pergunta acaba sendo recorrente: eu preciso de visto?

A reposta é simples: sim, você precisa de visto. Mas ele será dado apenas na sua chegada em algum país que faça parte da UE, já que brasileiros viajando a turismo por até 90 dias são dispensados de visto dentro do Espaço Schegen. Contraditório, não? Por questões financeiras, muitos brasileiros optam por entrar na UE via Portugal, Espanha ou França. As passagens são estatisticamente mais baratas para destinos nesses países. Logo, seu processo de imigração será feito em algum deles.

Por exemplo: você mora em Recife, quer passar uns dias em Paris e compra um bilhete pela TAP Portugal com conexão em Lisboa. Chegando ao aeroporto da Portela, vindo dos Guararapes, você passará por uma imigração para que seja avaliada sua documentação ( ou não! ) e seu visto seja concedido. Então chegamos ao ponto principal do post, qual documentação levar? O que fazer para que não haja recusa do seu visto? Logo adianto que levar tudo o que é exigido pelas autoridades, não é, infelizmente, garantia de concessão de visto, porém, há grandes chances de dar certo!

Faça esse check list antes do seu embarque:

- passaporte dentro da validade;
- seguro saúde com cobertura de, no mínimo, 30.000€. Se for passar 15 dias, o seguro deverá ser de 15 dias e assim por diante;
- passagem de volta impressa ou no celular;
- comprovação de hospedagem ( voucher do hotel, albergue ... ) ou uma carta de acolhimento feito por um amigo ou parente que esteja em situação LEGAL na UE e, claro, no país onde vive;
- comprovantes financeiros. ( cerca de 65€ por dia é um valor bacana, fora a hospedagem ); leve dinheiro sempre em espécie, e/ou no VTM ( Visa Travel Money, um cartão de débito pré-pago ) e um cartão de crédito internacional

DICA: Ao se apresentar no guichê, entregue apenas seu passaporte. Mantenha todos os documentos listados acima em uma pastinha dentro da mochila ou bolsa. Fique calmo. Não minta. Se o oficial pedir algum dos documentos acima, entregue-o tranquilamente.

Viajo a muito tempo e nunca me foi pedido nada. Acho que tive sorte. A única coisa que sempre me perguntaram foi quantos dias iria passar no país. That's all.
Lembre-se, porém, que mesmo tendo tudo isso em mãos, a decisão de entrar ou não é inteira do oficial de imigração.

Não deixe de curtir meu canal no YouTube canal e compartilhar nas redes sociais com seus amigos!

À tout à l'heure!

Nenhum comentário:

Postar um comentário