No segundo post da série #dicasbásicas sobre Paris, irei falar sobre como se locomover usando o transporte público durante sua estada na cidade Luz! Allons-y?!
O sistema público de transporte de Paris é considerado um dos melhores de todo o mundo! Mas se for possível, conheça a cidade a pé! Paris parece ter sido desenhada para caminhar, uma maravilha! Nos dias mais frios, como no inverno e no outono, a melhor opção mesmo é utilizar o metrô. São 16 linhas mais a 3bis e 7bis. Apesar de ser considerado um dos mais extensos da Europa, o metrô de Paris não vai muito além das bordas da cidade. Para resolver isso, foi criado um outro transporte público, o RER ( rede expressa regional ), que eu mencionei no último post sobre como ir do aeroporto d'Orly até o centro de Paris, lembram? O RER possui 5 linhas, divididas por letras, A, B, C, D e E.
Quando se contempla o mapa do sistema, o susto é grande! Mas é mais fácil do que parece ... mas nunca deixe de andar com um mapa no bolso! Item indispensável!!
Apenas a título de curiosidade, a grande Paris, subúrbios e periferia, contam com um outro sistema de transporte público, o ''tramway'', que nada mais é do que um bonde moderno! Ele conta com 7 linhas e 4 em construção.
A compra dos bilhetes do metrô devem ser feitas dentro das estações, logo que você entra é possível encontrar as maquinas automatizadas de venda, bem fáceis de usar e em vários idiomas, caso você não domine o francês.
O 'ticket t+'' custa 1,80 euros, e é o bilhete que você mais irá usar durante sua estada em Paris. Ele é válido para um único trajeto podendo serem feitas quantas conexões ( baldiações ) forem necessárias, desde que você não ultrapasse a Zona 2 ( o mapa é dividido em zonas ), ou seja, não é possível ir além dos contornas da cidade. Você também tem a opção de comprar um 'carnet' com 10 tickets+ por €14.10. Lembre-se SEMPRE de manter seu bilhete até o destino final. Sempre há fiscalização da RATP nas estações, e caso você não esteja com ele, pagará multa de cerca de €50 na lata! Um terror!
Deem uma olhada no link da RATP para consulta dos valores atualizados das várias opções de tarifas do metrô: http://www.ratp.fr/fr/ratp/c_20585/titres-tarifs/
Cliquem em ''Les billets valable pour tous''.
A RATP também é responsável pelos ônibus que circulam pela cidade. Não os utilizo muito, mas quando o faço, é rápido, prático e seguro ( todas as estações tem os nomes, itinerários e números das linhas que param naquele ponto, bem como os horários dos intervalos, sensacional! ) Fora que não precisamos descer e subir aquelas intermináveis escadarias das estações e encarar aqueles corredores intermináveis e fedidos, não é mesmo? Rsrsrs
O valor do bus é o mesmo do metrô, assim como o nome do bilhete, o 'ticket t+' - 1,80 euros. Vale lembrar que não é legal pegar os ônibus ou o próprio metrô nos horários de pico, entre as 08:30h e 10h e das 17h até as 19h. Não é porque estamos em Paris que o transporte público será 'vazio', né?!
Post rápido, mas bastante útil! À tout à l'heure!
Plano do metrô de Paris.
Estação Anvers, Ligne 2 - onde fiquei assim que cheguei em Paris, no 9ème arrondissement.
Estação Laumière, Ligne 5 - onde passei metade de minha estada em Paris em 2014, amo esse arrondissement!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário